Mostra Pajeú de Cinema encerra segunda edição com público recorde


A segunda edição da Mostra Pajeú de Cinema terminou no último sábado (28) com a exibição do longa “Todas as Cores da Noite”, de Pedro Severien. Em cinco dias, 41 filmes, duas oficinas, palestras, debates e um seminário foram realizados, reunindo no Cine São José, em Afogados da Ingazeira, um público de 1500 pessoas - 50% a mais em relação ao ano passado.


Apesar de não ter caráter competitivo, um júri especial formado pela oficina de crítica elegeu o longa “Boi Neon”, de Gabriel Mascaro e o curta “Dialetos”, de Weber Salles, os melhores do evento. Os textos produzidos a partir dos filmes exibidos podem ser acessados no site www.oficinadecritica.com


Balanço positivo – Ao valorizar a relação entre público, filmes, memória e ações formativas, a 2ª MPC investe no que acredita ser o ciclo fundamental da cadeia cinematográfica. “Este ano ampliamos o foco de curtas para a produção nacional, investimos em ações formativas em parceria com as escolas e promovemos o encontro entre público e realizadores com debates após as sessões”, diz William Tenório, idealizador e diretor do evento. Para o próximo ano o objetivo é ampliar a mostra de longas para uma abrangência nacional, em seis dias de evento que também contemplará sessões em 35mm, valorizando a projeção analógica do Cine São José.

Preservação e memória – Além de receber a programação de filmes, o Cine São José recebeu o 3º Seminário Cine Rua, organizado pelo Movimento #CineRuaPE. Fundado em 1942, o São José foi o foco em torno do qual  pesquisadores, programadores e gestores públicos centraram propostas, ideias e estratégias para sua modernização, gestão e sustentabilidade. Participaram do evento o  secretário estadual de cultura Marcelino Granja, Cristhine Lucena (programadora do Cine Bangüê, João Pessoa), Geraldo Pinho (programador do Cinema São Luiz, Recife), Luiz Joaquim (coordenador do Cinema da Fundação Joaquim Nabuco, Recife), Kate Saraiva (arquiteta e pesquisadora) e Priscila Urpia (jornalista), com mediação de André Dib.

A 2ª MPC é uma realização Pajeú Filmes e tem como apoiadores a Prefeitura de Afogados da Ingazeira, Associação Cultural São José, Estúdio ISO Fotografia e Filmagem, Rádio Pajeú AM, Speeding Telecom, Movimento ‪#‎CineRuaPE e Federação Pernambucana de Cineclubes.